Alvo 01.png
Alvo 01.png
Alvo 01.png
Alvo 01.png
Alvo 01.png
Alvo 01.png
Alvo 01.png

SUBTEMAS

Os principais subtemas do SBQP 2021 seguem os estudos de áreas consolidadas sobre a qualidade do projeto, bem como apresentam novas discussões dentro do contexto atual:

Gestão e processo de projeto

Abrange a relação entre os diferentes agentes envolvidos na gestão e processo de projeto; programação e coordenação de projetos; gestão de empresas de projeto (privadas e públicas) e gestão integrada dos sistemas (qualidade, meio ambiente e segurança). Percepção ambiental e protocolos do processo de projeto.

 

 

Processos avaliativos: do projeto a pós-ocupação

Abrange o atendimento às demandas dos usuários e desempenho do ambiente construído; os métodos e práticas de avaliação de desempenho (APP e APO) e retroalimentação do processo de projeto.

 

 

Ensino e crítica do projeto

Abrange os conteúdos discutidos e praticados no âmbito da academia; ensino e crítica do projeto na graduação e pós-graduação; gestão do conhecimento empregado nos projetos e das ferramentas computacionais no ensino do projeto.

 

 

Sustentabilidade, eficiência e qualidade no projeto

Compreende o projeto e a qualidade ambiental; parâmetros e indicadores de qualidade; eficiência no uso de recursos e na certificação ambiental; o projeto e seu impacto na sustentabilidade das cidades.

Inovações tecnológicas e de informação no desenvolvimento do projeto

Abrange o processo de informação no desenvolvimento do projeto; aplicativos e ferramentas de apoio ao projeto (CAD, BIM); ambientes colaborativos; investigações no desenvolvimento de protótipos, da produção de artefatos e da sistematização de sua avaliação; simulação computacional e projetos; sistemas informatizados de avaliação de projetos; impacto das novas tecnologias na produção, uso e manutenção do ambiente construído; patrimônio, requalificação e regularização com novas tecnologias no projeto e na avaliação ambiental.

Atuação profissional e valorização do projeto

Abrange a prática profissional de projetos (contratação, escopo e valorização); estímulo à criatividade (inovação, métodos e ferramentas); perspectivas pós pandemia do mercado imobiliário; tendências de ampliação e redução de espaços comerciais, residenciais e de home office; mudanças de demanda de espaços comerciais versus espaços coletivos abertos; demandas imobiliárias decorrentes de fatores de circulação e territorialidade.

Projetos de edifícios e equipamentos públicos e de interesse social

Abrange o projeto e seu impacto na produção e na avaliação de obras públicas; atuação junto aos órgãos públicos; assistência técnica na produção do ambiente construído; novos modos de habitar e de interagir espacialmente nos edifícios pós pandemia.

1

2

3

4

5

6

7