António Baptista Coelho 

Antonio Coelho.PNG

Arquiteto português, licenciado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, doutorado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Investigador principal com habilitação em Arquitectura e Urbanismo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), editor da revista Infohabitar”, coordenador do Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono (CIHEL). Foi Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC durante 12 anos e Professor Catedrático Convidado na UBI durante três anos. Estuda as matérias do habitar e da sua humanização no espaço urbano. Autoria e co-autoria de mais de 500 relatórios, notas técnicas, comunicações e artigos – cerca de 300 na Infohabitar; autor e co-autor de 21 livros; participou em 20 livros; representou o LNEC nos Júris anuais do Prémio INH e do Prémio IHRU.

 

retratos-5.jpg

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1963. Fez pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1984-85. É professor titular da FAU/USP. Foi diretor do escritório Rino Levi Arquitetos Associados de 1972 a 1991. Em janeiro de 1992, associado ao arquiteto Roberto Cerqueira Cesar, criou o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados S/C Ltda.

Recebeu o grande prêmio da III Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1997 pelo projeto do Ática Shopping Cultural. Projetos recentes incluem o novo Teatro Cultura Artística em São Paulo e o Acelerador de Partículas – SIRIUS II no Polo Tecnológico de Campinas.

foto Gleice.png

Arquiteta-urbanista, psicóloga, mestre e doutora em estruturas ambientais urbanas, docente de graduação e pós-graduação na UFRN. Mantém atividade didática e de pesquisa nos campos de Projeto Arquitetônico e Psicologia Ambiental.  Orientadora de doutorado e pesquisadora com bolsa de Produtividade do CNPq, vinculada aos grupos Inter-Ações Pessoa-Ambiente (UFRN) e Projetar (UFRN).  Temas de interesse: relações pessoa-ambiente como subsídio à projetação arquitetônica, avaliação do espaço construído, percepção ambiental, ambiências, criatividade.

 

foto simone.jpg

Arquiteta e Urbanista, Professora Associada da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design, Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutora pela University of Cambridge, Department of Architecture. Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenadora do [MORA] Pesquisa em Habitação e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUeD/UFU. Editora da área da Arquitetura e Urbanismo da Revista Ambiente Construído (A2) de 2017-2021. Bolsista produtividade PQ2 - CNPq. Membro do Comitê de Assessoramento da FAPEMIG - Câmara Arquitetura e Engenharias - TEC. Autora dos livros “Qualidade Ambiental na Habitação: avaliação pós-ocupação” e "Avaliação pós-ocupação na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática". Atua na área de Habitação, Avaliação Pós-Ocupação, Resiliência, Desempenho do Ambiente Construído, Processo de Projeto.

foto Sheila.jpg

Arquiteta e urbanista graduada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1978 onde realizou o seu doutorado e a sua livre-docência. Atualmente é professora titular na mesma Faculdade e bolsista produtividade nível 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dedica-se a temas com a Avaliação Pós-Ocupação, as Relações Ambiente Construído versus Comportamento Humano, a Gestão dos Processos de Projeto e a Tecnologia da Construção.

 

IMG_4575.JPG

Arquiteta e mestre pela FAU-USP e PhD pelo MIT, onde foi orientada por William Mitchell e por Terry Knight. Desde 2004 é pesquisadora e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, onde criou o Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção (LAPAC), e onde atualmente é professora titular. Atua na graduação e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisa nas áreas de fabricação digital, automação do processo de projeto, gramática da forma e projeto algorítmico-paramétrico, de maneira transversal à Arquitetura e Urbanismo.

Márcio Fabrício.jpeg

Professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - IAU USP. Editor da revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Líder do grupo de pesquisa Arquitetura, Inovação e Tecnologia - Arquitec IAU USP. Livre - Docente em Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo - EESC USP (2008), Doutor em engenharia pela Escola Politécnica da USP (2002), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela EESC USP (1996), Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1993). Coordenou diversos projetos de pesquisa, dentre os quais a Rede INOVATEC-FINEP, envolvendo dez instituições brasileiras de ensino e pesquisa, com financiamento da FINEP entre 2011- 2018. Atualmente Coordena os projetos HBIM e Documentação digital do patrimônio arquitetônico moderno (Edital Universal 2018), e Projeto Integrado de Edifícios e Modelagem da Informação da Construção (Bolsa Produtividade CNPq). Como pesquisador colaborador, participou dos projetos: O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia (Temático Fapesp); Casa de Vidro: an icon of modern architecture and conservation (The Getty Foundation); dentre outros.

 

Doris.jpg

Professora Titular (2009) pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; obteve o Doutorado (PhD) em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA) em 1980 e é Mestre em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley, 1970. Em 1969 formou-se Arquiteta (com honours) pela Universidade de Melbourne (Austrália). Atua como professora aposentada colaboradora no Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da UNICAMP. Foi Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FEC entre 1999 e 2002 e em 2006. Foi Diretora Associada da FEC entre 2003 e 2006. Coordenou e coordena vários projetos de pesquisa, com apoio da FAPESP, FINEP e FAEP/UNICAMP. Foi membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da FAPESP de 2006-2018. Atuou em dois cursos de graduação da UNICAMP: Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Na pesquisa atua na habitação social, arquitetura escolar, metodologia de projeto e suas ferramentas de apoio (APO  e Programa Arquitetônico), humanização da arquitetura e arquitetura bioclimática. Na pós-graduação atua no programa em Arquitetura, Tecnologia e Cidade - ATC da FEC/UNICAMP. É líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e foi líder do grupo de trabalho da ANTAC de Qualidade de Projeto. Fez parte dos editores chefe de 3 periódicos indexados. Foi coordenadora de área  AU da FAPESP por 12 anos de 2007 - 2019. Recebeu a Bolsa de Produtividade CNPq que foi elevada ao nível 1B -  para o período de 2018- 2022.

 

Mafuz.jpeg

Arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), pós-graduado em Arquitetura (AADipl), Architectural Association School of Architecture, Londres, Inglaterra (1978-1980), Doutor em Arquitetura (Ph.D.), University of Pennsylvania, Filadélfia, EUA (1980-1983), Estágio Sênior, Universidad Politécnica de Catalunya, Barcelona, Espanha (2017-18). Diretor do escritório Mahfuz + Alcantara Gomes: Arquitetura e Urbanismo, tendo sido premiado em diversos concursos nacionais. Professor Universitário desde 1984 e Professor Titular de Projetos do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desde 1991. Professor convidado em várias universidades brasileiras e estrangeiras. Pesquisador do CNPq desde 1984. Consultor do MEC, CNPq e CAPES.
Publicou 3 livros (Ensaio sobre a razão compositiva / O clássico, o poético e o erótico, e outros ensaios / Tipo, projeto e método: construção disciplinar) e 119 artigos em livros e revistas nacionais e estrangeiras. Dirige o site Arquiteturas Exemplares e  canal no YouTube Materiais de Projeto, com vídeos sobre projeto arquitetônico.

 

alvaro.jpg

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998) e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Professor de projeto da FAU USP desde 2002 e professor associado da Escola da Cidade. Atual Presidente da Associação da Escola da Cidade (2019-2024) da qual foi fundador em 1996. Coordenador do Curso de Especialização America - Geografia, Cidade e Arquitetura na Escola da Cidade desde 2010. Mantém o gruposp [www.gruposp.arq.br] desde 2004.

 

angelo_bucci2_082-©-ana-ottoni-1_edited.jpg

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (1987). Mestrado (1998) e doutorado (2005) pela mesma instituição. Professor de Projeto de Edificações desde 1989. Entre 1987 e 1989 foi colaborador em escritórios de arquitetura, a partir de 1989 atuou em escritório próprio associado a outros colegas arquitetos. Desde 2003 dirige o escritório SPBR arquitetos. Faz parte do membro de corpo editorial do Periódico Arquitextos.

 

unnamed_edited.jpg

Arquiteto pela Universidade Estadual de Londrina (2001). Especialista em Administração de Serviços de Saúde pela FECEA - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Filiado ao CEAL - Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina. Especialista em Engenharia e Arquitetura Hospitalar pela Faculdade Unyleya (2020). Especialista em Gerenciamento de Projetos - PMI pela faculdade Unyleya (2020). Diretor Regional da ABDEH - Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, na gestão entre 2006-2008. Sócio-Diretor da MEP - Arquitetura e Planejamento Ltda